terça-feira, 29 de novembro de 2011

INTERAÇÃO MÚTUA X REATIVA E INTERATIVIDADE X INTERAÇÃO Diferenças e semelhanças

INTERAÇÃO MÚTUA X REATIVA E INTERATIVIDADE X INTERAÇÃO Diferenças e semelhanças
                                                                                                            
                                                                                                           Paula Barreto
                                                                                                           Bruna Lamouriner
                                                                                                           Alessandra de Sá

Resumo
 Este artigo vem discutir os conceitos de Interação mútua, interação reativa e interatividade na informática. Discutiremos sobre o conceito de Interação e Interatividade e citaremos a opinião dos especilistas sobre o assunto.

Palavras-chave: interações mútua e reativa, interatividade na informática. 

Conceitos :
              Conceito de Interatividade de acordo com a leitura do artigo de Marcos Silva:
           
            “Interatividade é, a partir dos anos 80, uma condição revolucionária, inovadora da informática, da televisão, do cinema, do teatro, dos brinquedos eletrônicos, do sistema bancário on-line, da publicidade, etc. Há uma crescente "indústria da interatividade", usando o adjetivo "interativo", para qualificar qualquer coisa cujo funcionamento permite ao seu usuário algum nível de participação ou troca de ações”.
           
             A idéia de interatividade está presente em quase tudo que nos cerca hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrônico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. É um slogan, que funciona tanto na indústria quanto na academia. (PRIMO, 2000).
            A diferença entre interação e interatividade é que interação refere-se a relações humanas, ao contato direto enquanto interatividade refere-se a relação homem-máquina como nos vídeoa games, computadores e etc...
            Para Lemos (2000), interatividade é um caso específico de interação, a interatividade digital, compreendida como um tipo de relação tecno-social, ou seja, como um diálogo entre homem e máquina, através de interfaces gráficas, em tempo real. Entretanto, para Lévy (1999:82) “a interatividade assinala muito mais um problema, a necessidade de um novo trabalho de observação, de concepção e de avaliação dos modos de comunicação do que uma característica simples e unívoca atribuível a um sistema específico”, não se limitando, portanto às tecnologias digitais. 
            Uma relação reativa não seria interativa. De fato ela se caracteriza por uma forte roteirização e programação fechada onde tudo já é determinado, como nos vídeos games.
         A interação mútua, ao contrário da reativa, pode ser relacionada a Interativa pois possibilita a relação, a troca entre o indivíduo como no MSN, por exemplo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista Farmecos. Jan. 2000, n.12, p. 81-92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário