quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FICHA DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARE

Na Info I fizemos a leitura do capítulo 2 "O uso do computador na escola como recurso pedagógico", do Material elaborado pelo Programa "ProFuncionário" de Brasília (2007).
Após a leitura a turma se dividiu e cada grupo avaliou um jogo/software de acordo com o esquema de
"Ficha-roteiro para avaliação de software" e "Ficha de Avaliação de softwares educacionais" 

Escolhemos o software da turma da Mônica.

FICHA DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS
(Adaptado do Modelo do Material “ProFuncionário” – Brasília 2007)
Utilize outra cor nas respostas.

Responsável pela avaliação do software: Bruna Lamounier e Paula Barreto
 IDENTIFICAÇÃO DO SOFTWARE
1 – Nome: Turma da Mônica / Quadrado Mágico
2 – Autor(es): Mauricio de Sousa
3 – Empresa: Mauricio de Souza Produções
4 – Tipo de software:
( ) Tutorial      ( ) Gráfico     ( ) Simulação      ( ) Banco de Dados     ( ) Aberto      ( ) Planilha
( ) Investigação      ( ) Programação     ( x) Exercitação      ( ) Autoria     ( ) Editor de Texto                  ( ) Outros ____________________________________________________
5 – Público-alvo: (faixa etária, escolaridade, outras informações)
É Ideal para crianças maiores de 7 anos.
6 – Configuração do equipamento necessário:
(Não é necessário pois a  pesquisa do sofware/jogo foi realizada na modalidade online.
Para jogar na Internet você precisa instalar o plug-in flash em seu browser
AVALIAÇÃO QUALITATIVA
1 – Objetivos propostos:
O pequeno cenário do jogo é uma espécie de labirinto. Lá dentro existem alguns quadrados de cores diferentes posicionadas em locais distintos, mas que ao final deverão ser agrupadas. Cada grupo de cor deve permanecer junto.
Um quadrado de cor branca pulsante, este é o objeto que serve de meio para agrupar os demais. Com sua ajuda, o jogador tentará mover os quadrados coloridos de modo a juntar todos de um mesmo padrão num só lugar. Para efetuar os movimentos use as setas à direita do teclado.
Serve para trabalhar Capacidade de Solucionar Problemas, Atenção, Senso de lógica, Senso direcional, Planejamento, Cálculo, Organização, Coordenação Motora, etc.
2 – Pré-requisitos:
Internet
3 – Indicação para as disciplinas:
Serve para disciplinas que envolvam raciocínio lógico, como a matemática.
4 – Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com a intermediação do software:
Fazer desenhos no Power Point, colorir e etc.
5 – Oferece diferentes níveis de dificuldades?
Sim, as fases do jogo são graduais, mas o jogador pode, a qualquer momento, selecionar a seu critério outro estágio dentre os 22 disponíveis.
6 – Oferece feedback?
Não.
7 – Tempo sugerido para utilização:
Não existe um contador de tempo para cada estágio ser concluído, por isso, o jogador pode pensar à vontade e repetir quantas vezes achar necessário.
8 – É interativo?
Não.
9 – Telas, gráficos e textos são adequados?
Sim.
10 – Comentários:
O educador pode avaliar o desempenho do aluno a partir da quantidade de movimentos que o mesmo executa antes de concluir cada fase. Também é interessante repetir a fase e testar como anda a memória do educando, isto é, se é capaz de lembrar dos passos anteriores reduzindo a quantidade de movimentos, ou ao contrário, aumentando-os.

FICHA-ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
(Adaptado do Modelo do Material “ProFuncionário” – Brasília 2007)
Utilize outra cor nas respostas.


1 – Título do software: Turma da Mônica
2 – Nível: leve
3 – Disciplina: Matematica
4 – Identidade do currículo:
( x) Infantil     ( ) Fundamental I      ( ) Fundamental II     ( ) Médio     ( ) Superior
5 – Modalidade do programa:
(x ) Individual     ( ) Para pequenos grupos (duas a quatro pessoas)     ( ) Para grupos maiores (cinco a sete pessoas)
6 – Modalidade didática:
( x) Exercitação e prática     ( ) Tutorial     ( ) Simulação     ( ) Informação     ( ) Jogo
( ) Resolução de problemas     ( x) Outros ____________________________________________
7 – Conteúdo: Conceito avaliativo:
a) O software atinge os objetivos específicos:  Sim
b) Estão especificadas as competências do aprendiz: Não
c) O aprendiz está apto a entrar no programa nos diferentes níveis: 
d) O vocabulário utilizado é apropriado ao aprendiz: Sim
e) O nível de dificuldade é adequado ao aprendiz:  Sim
8 – Apresentação: Conceito avaliativo:
a) As instruções são claras e lógicas:  Sim
b) As estratégias pré-instrucionais existem:  (pré-teste, título da unidade, pré-requisitos etc.) Não
c) A cor, a parte gráfica, o som são apropriados: Sim
d) Os display da tela são claros:  Sim
e) A flexibilidade do programa adapta-se aos alunos com maiores ou menores dificuldades:  Sim
f) As estratégias instrucionais são interessantes e motivadoras:Sim
9 – Interação: Conceito avaliativo:
a) É possível controlar a seqüência da apresentação: Sim
b) O feedback às respostas do estudante é efetivamente empregável:
c) As respostas são rápidas e com tempo suficiente:
d) O programa é interativo: Não
e) O programa é fácil de se usar e não inibe: Sim
10 – Usabilidade pelo(a) professor(a): Conceito avaliativo:
a) O programa pode ser modificado: Não
b) Possui o manual para o professor: Sim
c) O programa inclui o registro das atividades: Sim
d) O professor pode avaliar o desempenho do aluno: Sim

Nota: Os conceitos avaliativos podem ser: Muito bom
excelente, muito bom, bom, regular, fraco, fraquíssimo, nulo. Nos outros itens, é só assinalar a opção correspondente.







Na Info II fizemos a leitura do capítulo 4 "O uso da Internet na educação", do Material elaborado pelo Programa "ProFuncionário" de Brasília (2007).

A internet na educação dá acesso a fontes diferentes e diversas fontes para pesquisa, estímulo ao raciocínio lógico, escrita e leitura, possibilidade da criança obter um aprendizado de forma individual, troca de experiências entre o professor e o aluno. Os pontos negativos são que a criança fica mais passiva da distração pois o acesso a outros sites são fáceis e a  lentidão do próprio servidor.

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